Processador ocioso? Eu quero!

Como se ouve em alguns ônibus no Rio de Janeiro:
“Eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas estou aqui humildemente pedindo a sua colaboração…”

Venho pois através deste saber se alguma boa alma está disposta a ceder tempo de processamento. A situação é a seguinte: eu preciso simular numericamente o comportamento de várias partículas (~1400) de um anel planetário ao redor de Saturno.

O problema é que estas simulações são demoradas e não disponho de muitos recursos computacionais, então estou distribuindo as partículas em pequenos grupos, de forma que cada grupo possa ser rodado em um computador diferente otimizando o tempo total.

As simulações dependem de um script bash e um programa base (escrito em FORTRAN). As coisas funcionam do seguinte modo:

  • 1° passo – o script gera todos os arquivos de input para um determinado grupo de particulas
  • 2° passo – o script altera o programa base e compila uma ‘copia alterada’ dele para cada uma das particulas
  • 3° passo – sao executados todos os programas (todos com priodidade 19, de forma a utilizar somente a capacidade ociosa)

Os requisitos necessários para rodar os programas:

  • Linux (qualquer distribuição serve)
  • Compilador g77
  • O computador precisa permanecer ligado por pelo menos 8 horas direto (acredito que este seja o tempo médio para rodar cada grupo de partículas)
  • 50MB disponíveis no HD (talvez mais, talvez menos, na verdade dificilmente mais que isso)
  • Algum modo de enviar os arquivos de saída (email, ftp, ssh, sftp… até disquete via sedex serve :-))

Bom quem puder ajudar pode me mandar um email (rsfair AT feg DOT unesp DOT br) ou deixar um comment ai. Estejam certos que farão uma pessoa muito feliz hehehe

4 Respostas

  1. eu tenho um 486 dando sopa aqui… hAEhaeHaeHaeHaeHaehAEhAEhAE

  2. Tenho uma máquina velha a disposição aqui no laboratório. Um Celeron 800 Mhz. As outras (dual core) preciso reservar para mim 😉

    Sei que esse post é velho, mas se precisar de ajuda, posso deixar rodando lá o final de semana, ou durante a semana toda, sei lá.

    []’s

  3. Cesar, muito obrigado!
    Em breve eu precisarei, pode deixar que eu entro em contado!
    Valeu 🙂

  4. […] algum tempo coloquei um post solicitando máquinas para rodar alguns programas. Várias pessoas disponibilizaram recursos para o […]

Deixe um comentário

