Informações no ubuntu-br

Ultimamente a comunidade do Ubuntu-br parece estar sofrendo de uma síndrome de ENEI (“Eu Não Encontro Informações”). Na verdade eu diria que esta síndrome deveria ser chamada de ENPIAR (“Eu Não Procuro Informações e Ainda Reclamo”).

Para quem ainda não conhece (ou não utiliza frequentemente) venho apresentar o Wiki do Ubuntu-br. O wiki é uma ferramenta colaborativa e lá estão contidas informações valiosas que descrevem as atividades de todos os times do ubuntu-br: tradutores, documentadores e o pessoal da segurança.

No wiki estão descritos passo-a-passo, de forma simples e clara, os procedimentos para quem deseja colaborar com as atividades de cada equipe. Mas atenção: não basta abrir o wiki, tem que LER o que está lá — e ler quer dizer ler tudo, não apenas passar o olho pela página e dizer que não encontrou o que precisava🙂 .

Além disso o wiki contém uma grande documentação sobre o ubuntu, desde informações de como instalar codecs até como configurar o XGL. Sempre que tiver alguma dúvida, uma busca pelo wiki pode lhe poupar horas quebrando a cabeça (este processo pode ser facilitado ainda mais utilizando esta ferramenta desenvolvida pelo Alex Rocha).

Para facilitar um pouco a vida de todo mundo, eis alguns links referentes a cada time:

Tradução:
http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeTraducao
http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeTraducao/Traduzindo
http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeTraducao/EdgyPacotes

Documentação:
http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeDocumentacao
http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeDocumentacao/GuiaWiki
http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeDocumentacao/ComoParticipar
Segurança:
http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeSeguranca

Se você é novo no Ubuntu recomendo também a leitura desta página:
http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

E se quer ajudar mas ainda não sabe como:
http://wiki.ubuntubrasil.org/ComoParticipar

Várias pessoas contribuiram para gerar a documentação que está no wiki. Ela está bem completa e abrange a maioria das duvidas de quem está iniciando. Vamos valorizar o trabalho que foi feito. E caso você queira ajudar a melhorá-lo, já sabe onde encontrar informações🙂 .

2 Respostas

  1. […] foi feito. E caso você queira ajudar a melhorá-lo, já sabe onde encontrar informações🙂 . Este texto foi copiado na íntegra do blog do meu amigo e administrador do Time de Documentação, Rafael Sfair, justamente por […]

  2. Este post acaba de entrar para a galeria das leituras obrigatórias dos novos usuárias, assim como o “Participar não é aderir” do KurtKraut. Merecia tbm espaço no planeta do Ubuntu… ou em qualquer outro meio de comunicação com os usuários (hehehe).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: