APTonCD – Documentação

Acredito que muitos já conhecem o APTonCD e têm acompanhado o desenvolvimento do projeto.

Hoje anuncio que a documentação referente a versão 0.1 está pronta. Um programa tão bom como este não poderia deixar de ser documentado e esta tarefa foi realizada por mim, Victor Jones, Flávio Pontes e Cypherbios.

A documentação está disponível através do ícone Ajuda ou pelo atalho do teclado Ctrl+H e descreve todos os recursos e funcionalidades do APTonCD. Se você baixar a ultima versão pelo SVN, a documentação será atualizada automaticamente (e caso você instale o APTonCD através dos repositórios a versão final da documentação já estará incluida).

Para a versão 0.2 está planejado uma reorganização da documentação, incluindo screenshots. Atualmente a documentação está em inglê, mas temos planos de fazer a internacionalização em breve (incluindo no Launchpad, juntamente com toda interface do programa).

A todos os que ajudaram, muito obrigado.

7 Respostas

  1. Realmente o AptonCD é um feito. Mas ele ainda tem o synaptic como dependência e todos aqueles pacotes gnomicos? Assim dá uma preguiça de usá-lo no KUbuntu…

  2. Paulo, o APTonCD depende sim de alguns pacotes do gnome, mas acredito que não sejam muitos. Ai tem que fazer uma relaçao do custo/beneficio entre as funcionalidades do APTonCD e baixar as dependencias.

    [ ]’s

  3. Ok, mas o nautilus é realmente essencial para o APTonCD?

  4. Olá Paulo,
    O Nautilus não é dependencia direta do APTonCD, é dependência de dependencia, digamos assim😉

    Estes são os pacotes do qual o aptoncd depende:
    python, python-support, libgnomevfs2-0, yelp, nautilus-cd-burner, mkisofs, apt-utils, synaptic, python-gnome2, python-apt, python-glade2, python-dbus, lsb-release, gksu, python-gtk2

    TODOS estes descritos acima já vem instalados em uma instalaćão pardrão/limpa do Ubuntu (gnome), para instalar no kde basta apt-gettar o pacote aptoncd e as deps são satisfeitas🙂

    O nautilus em sí pode não ser essencial ao aptoncd, mas o python-gnome2 e libgnomevfs2-0 são.

    []’s

  5. Rafael Proença falou então esta falado.

  6. Se apenas essas depencias fossem instaladas tudo bem, o problema é a instalação de aplicatvos que não me parecem ser essencias ao AptonCD, gerando uma certa gordura. Não seria o nautilus-cd-burner que depende do nautilus? Seria o nautilus-cd-burner essencial ao AptonCD? Desculpem a insistência no assunto, mas é que gostaria de dar uma emagrecida nas depencias, se possível, claro.
    []’s

  7. Olá Paulo,

    Entendo sua insistencia, e concordo que temos que deixar o mais enxuto possível. Digo isto porque tenho a mesma opinião que voce, de verdade.
    No entanto, todas estas dependencias do APTonCD SÃO usadas por ele hoje. Claro que poderíamos remover a dependencia do nautilus-burn, por exemplo, mas aí o APTonCD perderia um recurso, que é de oferecer ao usuário se deseja gravar a mídia agora ou não.

    Cada biblioteca ou programa de que o APTonCD depende é no intúito de fazer integraćão uma melhor integraćão com o desktop e com os programas que o Ubuntu já instala por padrão.

    Numa instalaćão fresca do Edgy ou Feisty não é necessário instalar nenhum pacote adicional ao instalar o aptoncd, isto claro para o Ubuntu com gnome, no caso do Kubuntu talvez precise de mais alguns pacotes, mas assim como o update-manager, synaptic e outros programas possam utilizar.

    Abraćos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: