SSH no menu do Gnome

Seguindo a dica do meu amigo José Vitor, apresento o SSHMenu, um applet que se integra à barra de ferramentas do Gnome e permite conexões SSH com um único clique. Casa sessão será aberta em uma janela diferente do terminal, o que é bastante útil quando precisa trabalhar com diversas conexões simultâneas.

A instalação pode ser feita através do pacote deb ou pelo repositório do desenvolvedor. Por questão de simplicidade vou mostrar como instalar a partir do repositório, mas se você quiser pode baixar os pacotes deb e instalar usando o dpkg ou gdebi.

Instalação

Abra o Synaptic (menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic). No menu Configurações escolha Repositórios, aba Programas de Terceiros. Clique em Add e insira a seguinte linha:

deb http://www.mclean.net.nz/debian stable contrib

e clique em fechar. Antes de atualizar a lista de repositórios é preciso adicionar uma chave — para isso acesse esta página e salve o conteúdo em um arquivo de texto. Depois volte para o Synaptic, Configurações > Repositórios > Autenticação, então Importar arquivo chave e escolha o arquivo que você acabou de salvar.

Clique em Atualizar para que as mudanças tenham efeito. Procure por sshmenu e marque todos os itens para instalação e clique em aplicar. Todo o processo é automático e você terá o SSHMenu instalado.

Configuração

O primeiro passo é colocar o SSHMenu na barra do Gnome. Para isso clique com o botão direito na barra de tarefas e escolha Adicionar ao Painel e aí é só encontrar o SSH Menu Applet e Adicionar.

Com o applet no menu, clique sobre ele e escolha Preferences. Apara adicionar um novo servidor clique em Add Host:

  • Em Title escreva um nome para identificar a máquina que será acessada e preencha no Hostname o endereço (seulogin@ipdamaquina).
  • O campo geometry serve para especificar o tamanho e posição da janela que será aberta (se não souber como fazer isso deixe em branco).
  • Também é possível criar perfis para as janelas que serão abertas para cada conexão (mudando a cor da fonte, cor do fundo, tamanho e localização da janela…).

Clique em OK e pronto, a máquina já foi adicionada à lista. É possível adicionar quantas máquinas quiser e também organiza-las em submenus com separadores (tudo isso é feito através das Preferences).

Have a nice ssh🙂

5 Respostas

  1. Achei essa dica super interessante e terá muita utilidade para mim, mas o link da página de autenticação não está funcionando.

    Abraços

  2. Ola Mauricio
    Qual link você não conseguiu abrir? Aparentemente esta tudo funcionando bem aqui. Se puder de uma olhada em http://wiki.ubuntu-br.org/MenuSSH e caso não consiga acessar me avise.

    [ ]’s

  3. […] uma dica muito interessante no blog do Rafael Sfair esses dias. Trata-se do SSHMenu, uma applet para o painel do gnome que nos permite fazer conexões […]

  4. Ola,
    parabens pela dica. Porem, pra quem usa uma porta no diferente da default, onde eh feita esta configuracao.

    um abraco.

  5. Nilo
    Neste caso o endereço seria algo como login@ip:porta

    login@000.000.000.000:25

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: